Saiba as diferenças

VINTAGE
Roupas e objetos originais do século XX, precisam ter pelo menos vinte anos de idade e no máximo cem. Peças com mais de cem anos são consideradas antiguidades. Podem ser herdadas de algum familiar e ou encontradas em brechós. Para ser vintage a peça precisa estar em ótimo estado de conservação, não ter nenhum tipo de costumização e ter informação de moda da época a que remonta. Tecidos como cambraia de linho e cambraia de algodão, rendas e acabamentos em costura francesa e bordados feitos a mão são aspectos que podem aparecer com frequência em peças vintage. As modelagens amplas, ombros abaulados, volumes e golas duplas também são características comuns.

RETRO
O termo "retrô" deriva da palavra"retrógrado" e foi cunhado na França durante a década de 1960. Se trata de uma releitura de estilos do passado e se caracteriza por peças novas que incorporam a aparência ou traços de épocas anteriores. De maneira simbólica, essas peças conectam o passado ao presente, utilizando como referências os estilos mais marcantes de épocas anteriores.

ANTIGO
Geralmente peças com mais sinais de tempo, sem muita informação histórica ou de moda. Podem ser, também, artigos de valor afetivo.
Ex: uma roupa de bebê ou peças reformadas.

 

by BRECHÓ GAROTA BACANA